Pular para o conteúdo

Blog

Leucina e os efeitos das adaptações musculares ao exercício

A leucina é um aminoácido essencial amplamente utilizado como suplemento alimentar por pessoas que praticam exercícios intensos e atletas de modalidades esportivas. Pertence à classe de aminoácidos de cadeia ramificada, e sua suplementação tem como objetivo principal reduzir a dor muscular, aumentar o desempenho e diminuir a fadiga central pós-exercício.

A combinação de exercício com suplementação de proteína resulta em ganhos ainda maiores de massa magra e força, principalmente nos membros inferiores, em comparação ao exercício sozinho. A leucina desempenha um papel duplo como regulador das vias de sinalização intracelular e como substrato na síntese de proteínas musculares.

Efeitos da leucina na recuperação muscular: update da ciência

A maioria dos estudos que avaliam dados sobre os efeitos da suplementação de aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada mostram eficácia na recuperação, contudo descobertas mais recentes mostraram efeitos promissores com a ingestão desses aminoácidos enriquecidos com leucina, ou suplementos de cm a leucina isolada.

Waldron et al (2018) realizou um estudo não-crossover em adultos jovens, que consumiram duas doses diárias de leucina (7,5g cada) e aumentaram a taxa de recuperação de um protocolo de exercícios extenuantes aos músculos (100 saltos em queda) em comparação com o grupo placebo. O grupo suplementado produziu maior força isométrica e altura de salto, menor concentração dos níveis de proteína muscular (CK) pós-exercício e amenização de dores físicas.

Um recente trabalho de Waskiw-Ford et al. (2020) observou atenuações no comprometimento da função e dor muscular, além de menores níveis de proteína quinase em homens recreativamente ativos que consumiram três doses diárias de bebida enriquecidas com 1,6 gramas de leucina. Em contrapartida, autores de outro estudo (Dedeyne te al., 2021) analisaram os efeitos do consumo de uma bebida de carboidratos com ou sem leucina, após uma sessão de agachamentos e saltos e não verificaram efeito significativo sobre os mesmos marcadores de recuperação esportiva (níveis de proteína quinase, dor muscular e função) com a presença do aminoácido.

Vale ressaltar que a literatura antiga e os dados mais recentes trazem algumas controvérsias nos resultados relacionados à suplementação isolada ou combinada de leucina e outros aminoácidos no exercícios resistido, reforçando a importância de se analisar cada paciente de forma individualizada para entender as necessidades e as funções da suplementação de acordo com suas particularidades fisiológicas.

O Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva trará uma abordagem científica sobre a nutrição esportiva avançada, apoiando a importância do cuidado nutricional na rotina de atletas de elite, amadores e desportistas. Clique aqui e se inscreva.

 

REFERÊNCIAS

Jacinto JL, Nunes JP, Ribeiro AS, Casonatto J, Roveratti MC, Sena BNS, Cyrino ES, DA Silva RA, Aguiar AF. Leucine Supplementation Does Not Improve Muscle Recovery from Resistance Exercise in Young Adults: A Randomized, Double-Blinded, Crossover Study. Int J Exerc Sci. 2021 Apr 1;14(2):486-497.

Dedeyne L, Dupont J, Verschueren S, Koppo K, Tournoy J, Matthys C, Gielen E. Personalized Protein Supplementation Improves Total Protein, Leucine, and Energy Intake in (Pre)Sarcopenic Community-Dwelling Older Adults in the ENHANce RCT. Front Nutr. 2021 Aug 9;8:672971. doi: 10.3389/fnut.2021.672971. PMID: 34434950; PMCID: PMC8381276.

Kirby TJ, Triplett NT, Haines TL, Skinner JW, Fairbrother KR, McBride JM. Efeito da suplementação de leucina nos índices de dano muscular após saltos e exercícios resistidos. Aminoácidos. 2012; 42 (5): 1987-96.

​​Waskiw-Ford M, Hannaian S, Duncan J, Kato H, Sawan SA, Locke M, et al. Aminoácidos essenciais enriquecidos com leucina melhoram a recuperação de danos musculares pós-exercício, independentemente do aumento da síntese de proteínas miofibrilares integradas em homens jovens. Nutrientes. 2020; 12 (4):1061.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso site utiliza cookies que são úteis para ver como você interage com as páginas e os elementos do site. Com isto, podemos aprimorar nosso conteúdo e deixa-lo sempre mais atraente e interessante. Ao aceitar, você concorda com o uso de cookies. Política de Privacidade