Pular para o conteúdo

Blog

Neuronutrição aplicada a melhora da performance esportiva

neuronutrição-esporte

A neuronutrição é a ciência que destaca como os alimentos influenciam o cérebro e suas funções. O estado nutricional adequado é necessário para alcançar a saúde cerebral e o bom funcionamento neurocognitivo. O manejo de nutrientes é uma estratégia viável para ajudar o equilíbrio da saúde, melhorar as habilidades cognitivas e proteger o cérebro de danos.

Certos componentes da dieta têm efeitos em habilidades cognitivas, fatores dietéticos podem afetar vários processos do cérebro, regulando as vias de neurotransmissores, fluidez da membrana, vias de transdução de sinal e transmissão sináptica. 

Neurinutrição: qual a relação entre a saúde cerebral e a nutrição?

A nutrição fornece blocos de construção adequados para o cérebro criar e manter conexões, o que é fundamental para melhorar a cognição. Os fatores dietéticos têm uma ação ampla e positiva na função neuronal e na plasticidade, por exemplo, os ácidos graxos ômega-3 fornecem material de construção para o cérebro. Já, dietas ricas em açúcar, gorduras saturadas ou ricas em calorias são consideradas deletérias para a função neural.

A função cerebral certamente depende de uma nutrição adequada, e variações de curto prazo na quantidade e composição da ingestão de nutrientes em indivíduos saudáveis, já que esses fatores nutricionais ​​influenciam as medidas da função cognitiva. 

Saúde cerebral na prática esportiva

A função cognitiva desempenha um papel importante no desempenho de muitos esportes. A atuação desportiva depende da interação do cérebro com a periferia. O controle motor, a tomada de decisão, a coordenação, o tempo de reação e outras tarefas cognitivas podem ser essenciais durante vários esportes, incluindo esportes coletivos.

O desempenho esportivo, principalmente em esportes coletivos como futebol, voleibol e basquete, é determinado pela associação de aspectos físicos, motores, cognitivos e psicológicos, de modo que para o desenvolvimento satisfatório desses fatores é necessário além da aptidão cardiorrespiratória, a aptidão neuromuscular, a tomada de decisão, a técnica dos fundamentos do jogo, bem como a capacidade mental de cada atleta.

Em seu estudo, Hashimoto et al. (2021), mostram que o metabolismo cerebral pode ser um importante fator fisiológico para a determinação da função cerebral. O fornecimento de lactato para atender a atividade neural elevada, regular o sistema cerebrovascular e os estados redox em resposta ao exercício pode ser responsável pela saúde cerebral aprimorada pelo exercício.

Exercício físico como potencial para melhorar a saúde mental de pessoas fisicamente ativas

A literatura científica relata que a participação esportiva e a prática de exercícios são consideradas benéficas para o estado mental, proporcionando melhora do humor e melhor qualidade de vida. Melhorar a aptidão física constitui uma estratégia eficaz para melhorar o impacto de um estilo de vida pouco saudável na saúde mental. O envolvimento na atividade esportiva se mostra benéfico na redução do estresse, sintomas depressivos, ansiedade geral e social, e solidão.

Por outro lado, também acredita-se que uma boa aptidão mental leve a um melhor estado físico e desempenho esportivo.

Fatores de risco para problemas de saúde mental em atletas

Evidências crescentes relatam uma série de fatores de risco específicos e gerais associados a problemas de saúde mental em atletas, principalmente nos de elite. Os indicadores de risco específicos incluem: lesões e concussões relacionadas ao esporte, falha no desempenho, overtraining e o tipo de esporte praticado. Já os indicadores gerais incluem: grandes eventos negativos da vida, baixo apoio social e sono prejudicado. Esses fatores de risco podem afetar a gravidade e o início de determinadas doenças relacionadas à saúde mental.

A detecção precoce e a intervenção para sintomas de saúde mental são essenciais no contexto esportivo de elite. A promoção da saúde mental e o bem-estar dos atletas em conjunto acarreta na excelência do desempenho esportivo.

O 10º Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva que acontecerá nos dias 07 e 08 de outubro, em São Paulo, trará uma abordagem científica sobre a nutrição esportiva avançada, apoiando a importância do cuidado nutricional na rotina de atletas de elite, amadores e desportistas.

Clique aqui e saiba mais sobre o NE 2022.

 

REFERÊNCIAS

DEVI, Aruthra; NARAYANAN, Rita. A Review on Neuronutrition. Asian Journal Of Dairy And Food Research, [S.L.], n. 38, p. 128-133, 26 ago. 2019. Disponível em: https://arccjournals.com/journal/asian-journal-of-dairy-and-food-research/DR-1454. Acesso em: 11 jul. 2022.

FERNANDES, Helder Matheus Alves et al. Neuronutrição na ótica da ansiedade e depressão: perspectivas durante o processo de envelhecimento. Anais do VII CIEH. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/73228. Acesso em: 11 jul. 2022.

MEEUSEN, Romain et al. Nutritional Supplements and the Brain. International Journal Of Sport Nutrition And Exercise Metabolism, [S.L.], v. 28, n. 2, p. 200-211, mar. 2018. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29252056/. Acesso em: 11 jul. 2022.

PURCELL, Rosemary et al. Mental Health In Elite Athletes: increased awareness requires an early intervention framework to respond to athlete needs. Sports Medicine – Open, [S.L.], v. 5, n. 1, p. 1, 28 nov. 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31781988/. Acesso em: 11 jul. 2022.

FOSSATI, Chiara et al. Physical Exercise and Mental Health: the routes of a reciprocal relation. International Journal Of Environmental Research And Public Health, [S.L.], v. 18, n. 23, p. 12364, 24 nov. 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34886090/. Acesso em: 11 jul. 2022.

HASHIMOTO, Takeshi et al. Effect of Exercise on Brain Health: the potential role of lactate as a myokine. Metabolites, [S.L.], v. 11, n. 12, p. 813, 29 nov. 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2218-1989/11/12/813. Acesso em: 11 jul. 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso site utiliza cookies que são úteis para ver como você interage com as páginas e os elementos do site. Com isto, podemos aprimorar nosso conteúdo e deixa-lo sempre mais atraente e interessante. Ao aceitar, você concorda com o uso de cookies. Política de Privacidade