Pular para o conteúdo

Blog

Efeitos das dietas low carb-high fat (LCHF) na performance em endurance

Esportes de endurance como, ciclismo, corrida, travessias, duatlo (ciclismo e corrida), triatlo (natação, ciclismo e corrida), entre outros, são classificados como eventos contínuos de >30 minutos de duração, com atividades com duração >4-5 h sendo consideradas ultra-resistência. 

Eles dependem da ressíntese de ATP, que requer tanto a entrega adequada de oxigênio para as mitocôndrias quanto a disponibilidade de carboidratos (CHO) e combustíveis lipídicos. O desempenho em esportes de resistência sustentados de alta intensidade é melhor suportado por condições de alta disponibilidade de carboidratos (HCHO). 

A alta disponibilidade de carboidratos pode ser alcançada através da ingestão dietética de CHO nas 24-36 h anteriores para normalizar ou supercompensar as concentrações de glicogênio muscular. Em eventos com duração superior a 90 min, o fornecimento de substrato adicional de CHO a partir de alimentos/líquidos consumidos durante o exercício torna-se de extrema importância.

Dietas low carb-high fat

Dietas com baixo teor de CHO e alto teor de gordura (LCHF) regulam positivamente a liberação, transporte, absorção e utilização de gordura no músculo, mesmo em atletas de resistência cujo treinamento aumenta essas adaptações.

Uma dieta cetogênica LCHF (K-LCHF) pode influenciar a adaptação do corpo através do mecanismo molecular de regulação da transdução de sinal celular. A dieta cetogênica é uma estratégia nutricional que consiste em alto teor de gordura, proteína adequada e baixa ingestão de carboidratos (menos de 5% da ingestão diária total de energia ou 30 g de carboidrato (CHO) diariamente.

As dietas cetogênicas visam induzir cetose fisiológica por meio de uma redução acentuada na ingestão de carboidratos. A função fisiológica da cetose é sustentar o trabalho muscular e as funções do sistema nervoso central durante a disponibilidade reduzida de glicose com o substrato metabólico de alta energia dos corpos cetônicos.

Enquanto a dieta K-LCHF é proposta como uma estratégia crônica de treinamento-competição que maximiza a gordura como combustível para o exercício, modelos alternativos variam em periodizar um mesociclo (3–4 semanas) de dieta K-LCHF dentro de um plano de treinamento HCHO de longo prazo para integrar sessões ocasionais e específicas de HCHO dentro de uma dieta crônica K-LCHF.

Adaptação da LCHF em endurance

No geral, estudos sugerem que o desempenho do exercício de intensidade moderada pode ser preservado após a cetoadaptação, mas os resultados individuais podem ser extremos em ambas as direções e incluem incapacidade de tolerar ou cumprir as restrições alimentares.

Há evidências robustas de que a adaptação a um LCHF cetogênico cria mudanças celulares substanciais para aumentar a mobilização, transporte, absorção e oxidação da gordura durante o exercício, mesmo em atletas de elite que treinam especificamente para otimizar as vias oxidativas da gordura. 

Embora existam evidências claras de que a cetoadaptação reduz a oxidação de CHO muscular, questões não resolvidas incluem a capacidade da cetoadaptação de longo prazo para restaurar o conteúdo de glicogênio muscular a níveis normalmente associados a uma dieta rica em CHO e o comprometimento da capacidade do músculo de usar glicogênio para oxidação. 

Isso é importante, pois a oxidação de CHO fornece uma fonte de energia mais eficaz quando o suprimento de oxigênio se torna limitante. A incapacidade de utilizar o glicogênio disponível, embora em quantidades reduzidas com adaptação de médio prazo ao K-LCHF ou em níveis normalizados com estratégias para restaurar/periodizar a ingestão de CHO, limita o desempenho de exercícios de resistência de alta intensidade.

O 10º Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva acontecerá nos dias 07 e 08 de outubro, em São Paulo, e receberá os maiores palestrantes da nutrição esportiva do país; além das principais marcas de suplementos, nutracêuticos e superfoods durante a feira de exposição.

Clique aqui e saiba mais sobre o NE 2022.

 

REFERÊNCIAS

BURKE, Louise M. Ketogenic low‐CHO, high‐fat diet: the future of elite endurance sport?. The Journal Of Physiology, [S.L.], v. 599, n. 3, p. 819-843, 10 jun. 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32358802/. Acesso em: 12 jul. 2022.

BURKE, Louise M. et al. Adaptation to a low carbohydrate high fat diet is rapid but impairs endurance exercise metabolism and performance despite enhanced glycogen availability. The Journal Of Physiology, [S.L.], v. 599, n. 3, p. 771-790, 19 ago. 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32697366/. Acesso em: 12 jul. 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso site utiliza cookies que são úteis para ver como você interage com as páginas e os elementos do site. Com isto, podemos aprimorar nosso conteúdo e deixa-lo sempre mais atraente e interessante. Ao aceitar, você concorda com o uso de cookies. Política de Privacidade