Pular para o conteúdo

Blog

Cúrcuma na prática esportiva: por que prescrever ao paciente atleta?

curcuma_na_pratica_esportiva_por_que_prescrever_ao_paciente_atleta

Praticar exercícios é um hábito recomendado no estilo de vida saudável, especialmente para prevenir doenças e promover o equilíbrio corporal. Em contrapartida, o treinamento físico de alta intensidade, extenuante e com longa duração pode influenciar funções fisiológicas, principalmente a imunidade, além de um tempo de recuperação reduzido.

A atividade contrátil do músculo provoca o aumento da produção de espécies reativas ao oxigênio (ERO), condição que acontece tanto no exercício aeróbico como no anaeróbio. Quando esse exercício for exaustivo, a produção de ERO pode ser maior que a capacidade de tamponamento dos antioxidantes presentes no músculo, gerando um aumento do estresse oxidativo, dano muscular, inflamação e tempo de recuperação. Esse efeito compromete o rendimento esportivo, aumentando o desenvolvimento de dores e lesões.

A suplementação de compostos naturais na prática esportiva vem sendo cada vez mais adotada na rotina dos atletas e desportistas que buscam reduzir os danos musculares e melhorar as funções corporais. Recentemente, a curcumina foi considerada um importante fitoativo no meio esportivo devido ao seu potencial antioxidante e anti-inflamatório.

Um recente estudo (2019) avaliou o efeito da ingestão de curcumina, antes e após o exercício, sobre o dano muscular a respostas inflamatórias. Os autores realizaram dois experimentos paralelos em diferentes períodos de ingestão de curcumina utilizando um crossover duplo-cego. O primeiro experimento foi executado com 10 homens saudáveis que consumiram 180 mg de curcumina ou placebo 7 dias antes do exercício. O segundo foi realizado com outros 10 indivíduos que utilizaram 180 mg de curcumina ou placebo no período de 7 dias após o exercício. Foram medidos o torque de contração voluntária máxima dos flexores de cotovelo, amplitude de movimento da articulação do cotovelo, dor muscular e atividade da creatina quinase (CK) sérica, imediatamente, no primeiro e no 7º dia após o exercício. Ainda, a interleucina-8 plasmática (IL-8) foi medida antes, imediatamente após 12 horas da suplementação e após e 1-7 dias. As mudanças foram comparadas ao longo do tempo.

Os resultados mostraram que, no experimento 1, não foram encontradas diferenças significativas entre os indivíduos que suplementaram a curcumina. No entanto houve uma diminuição significativa na IL-8 após 12 horas do exercício. Já no experimento 2, em comparação com os indivíduos placebos, o torque de contração e amplitude do movimento foram maiores, enquanto a dor muscular e atividade da CK foram menores após 6 dias. A ingestão de curcumina, portanto, é capaz de atenuar a inflamação aguda antes do exercício e, após o exercício, minimizar os danos musculares e facilitar uma recuperação mais rápida.

É preciso ressaltar que a biodisponibilidade da curcumina é potencializada com a combinação da piperina, presente na pimenta-preta. A maioria dos produtos inovadores do mercado esportivo vem trazendo essa associação nos suplementos à base de cúrcuma a fim de otimizar os resultados esperados com a prática esportiva.

 

REFERÊNCIAS

TANABE, Y. et al. Effects of oral curcumin ingested before or after eccentric exercise on markers of muscle damage and inflammation. Scand J Med Sci Sports., v. 29, n. 4, p. 524-534, apr. 2019.

DELECROIX, B. et al. Curcumin and Piperine Supplementation and Recovery Following Exercise Induced Muscle Damage: A Randomized Controlled Trial. Journal of Sports Science and Medicine, v. 16, p. 147-153. 2017.

HUANG, W. et al. Effect of Curcumin Supplementation on Physiological Fatigue and Physical Performance in Mice. Nutrients, v. 7, p. 905-921, 2015.

TAKAHASHI, M. et al. Effects of curcumin supplementation on exercise-induced oxidative stress in humans. Int J Sports Med., v. 35, n. 6, p. 469-475, jun. 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso site utiliza cookies que são úteis para ver como você interage com as páginas e os elementos do site. Com isto, podemos aprimorar nosso conteúdo e deixa-lo sempre mais atraente e interessante. Ao aceitar, você concorda com o uso de cookies. Política de Privacidade