Pular para o conteúdo
Muito além de atender atletas de alto rendimento, a nutrição esportiva é a área que abrange a modulação alimentar de atletas das mais variadas modalidades esportivas, desde esportes radicais até os convencionais, e atualmente, dos pacientes fisicamente ativos que praticam exercício físico em busca de saúde e qualidade de vida.

Em 2000, a American Dietetic Association (ADA), junto à Canadian Dietetic Association (CDA) e ao American College of Sports Medicine (ACSM) definiram a importância da relação entre nutrição e exercício físico, reforçando que a capacidade de rendimento e a recuperação pós-treinamentos e competições melhora com o aporte nutricional adequado.

Atribuições do nutricionista esportivo (H2)
O nutricionista especializado em nutrição esportiva deve avaliar, além do estilo de vida e hábitos alimentares do paciente atleta ou esportista, a sua preparação física e psicológica.

Antes mais restrita ao meio do esporte de elite, hoje o profissional expande sua atuação ao universo das academias, podendo trabalhar em clubes, academias, consultórios e realizando atendimento personalizado e domiciliar.

A prescrição nutricional dentro desse ramo se dedica à modular a alimentação e usar recursos ergogênicos capazes de melhorar a performance, prevenir lesões, ajudar na recuperação e favorecer o reequilíbrio metabólico. Ao prescrever um plano alimentar o profissional deve observar os micro e macronutrientes necessários, conhecer a rotina de preparação física, considerar os horários e durações dos treinos, garantindo o aporte nutricional.

O avanço da nutrição esportiva (H2)

De acordo com recente revisão feita Cheuvront e Kenefick (2021), a pesquisa em nutrição esportiva é complexa e um desafio na ciência, pois traz a medida de como as intervenções dietéticas influenciam as perturbações fisiológicas que acontecem em resposta ao estresse do exercício, associadamente à heterogeneidade metabólica entre atletas. Novas ferramentas multiômicas vêm sendo estudadas e disponíveis para entender melhor essas respostas interativas, abrindo margem de novas percepções e estratégias promissoras de atendimento nessa área.

O Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva trará uma abordagem científica sobre a nutrição esportiva avançada, apoiando a importância do cuidado nutricional na rotina de atletas de elite, amadores e desportistas.
Clique aqui. e se inscreva!

Referência
Cheuvront SN, Kenefick RW (2021). Entrada personalizada de fluido e combustível para otimização do desempenho no calor . J. Sci. Med. Esporte . 24 , 735-738, 2021.

Nosso site utiliza cookies que são úteis para ver como você interage com as páginas e os elementos do site. Com isto, podemos aprimorar nosso conteúdo e deixa-lo sempre mais atraente e interessante. Ao aceitar, você concorda com o uso de cookies. Política de Privacidade