Pular para o conteúdo

O Arena Experience do Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva é uma experiência exclusiva ao congressista que visa conectar nutricionistas a atletas profissionais para uma troca de experiências, recebendo esportistas de alto rendimento de diferentes modalidades. Ele é coordenado pelo nutricionista com grande expertise em nutrição esportiva avançada, Dr. Humberto Nicastro.

Um pouco sobre a carreira do nutricionista Dr. Humberto Nicastro: coordenador do Arena Experience.

Humberto Nicastro possui graduação em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Doutor pelo Laboratório de Nutrição e Metabolismo Aplicados à Atividade Motora da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP), centro referência em suplementação. Sua principal linha de pesquisa foi o estudo dos efeitos terapêuticos e moleculares da suplementação de aminoácidos sobre o remodelamento da musculatura esquelética, em pacientes diabéticos e outras condições clínicas, além da prática esportiva.

Com 40 artigos publicados na literatura científica junto a outros colaboradores, o Dr. Humberto passou 2 anos e meio mergulhado no ramo da pesquisa científica, superando grandes desafios em sua carreira por conta da rotina frenética de laboratório.

Na época de sua formação, a nutrição esportiva estava muito mais relacionada à composição corporal, hipertrofia e emagrecimento, do que o atendimento focado em performance e rendimento de atletas. Hoje, observa-se um avanço maior nesse ramo, mas ainda em passos mais lentos do que o esperado.

Sobre a trajetória acadêmica do nutricionista, dois marcos podem ser citados: em 2005, no seu segundo ano de faculdade, participou do Congresso da Gatorade e assistiu o renomado Dr. Lancha Junior pela primeira vez, servindo como inspiração para sua escolha na carreira acadêmica. Em 2016, ministrou uma aula em um congresso referência em nutrição esportiva do ISSN.

Atendimento de atletas profissionais
Dr. Nicastro tem uma grande experiência com atendimento na nutrição esportiva de atletas de alta performance em diferentes modalidades. Dentre eles, já passaram pelo consultório do nutricionista: Beatriz Haddad, tenista que conquistou 6 troféus no esporte; Wiliam Arjona, levantador da seleção brasileira de voleibol na equipe. Do Bernardinho; Felipe França, nadador brasileiro recordista mundial em piscina longa, e campeão mundial nas piscinas longa e curta; Luisa Baptista, triatleta brasileira, medalhista nos Jogos Pan-Americano; Manoel Messias, medalhista de triathlon; Thiago Pereira, nadador maior medalhista de todos os tempos dos Jogos Pan-Americanos, ex-recordista mundial dos 200 metros medley em piscina curta e medalhista olímpico em Londres 2012; Lucas Mineiro, futebolista brasileiro que atua como volante e joga pelo Sporting Braga, entre outros nomes importantes no esporte.

Sobre o Arena Experience
Em sua terceira edição do Arena Experience como coordenador científico, o Dr. Humberto destaca: “O objetivo da Arena Experience foi trazer uma visão multidisciplinar, onde o atleta compartilhava sua trajetória no esporte ao lado dos profissionais que o atendia, para mostrar a experiência e os resultados realizados na nutrição”.

Em 2019, o Arena trouxe uma experiência inovadora, com a apresentação de casos clínicos em uma Arena exclusiva na Sport Nutrition Expo, onde os profissionais apresentaram os resultados dos pacientes em um formato de talk show.

Neste ano, o NE traz a mesma proposta com Arena Experience, mas compartilhando casos pós pandemia de atletas de alto rendimento e esportistas, mostrando como a pandemia impactou o rendimento e o treinamento. Além disso, os casos serão apresentados por toda a equipe multidisciplinar do atleta, com médicos de várias áreas e outros profissionais que também estarão presentes para a discussão, abordando sobre saúde da mulher, saúde intestinal e outras abordagens relacionadas aos aspectos clínicos. E por fim, um atleta convidado dividirá o palco principal do congresso, trazendo sua experiência junto ao profissional.

O Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva de 2022 trará mais um convidado atleta no Talk Show, que apresentará sua história no esporte e a sua experiência com a nutrição, com objetivo de incentivar a importância do cuidado integrativo do atleta em suas diversas fases de competição.
Clique aqui e se inscreva

Nosso site utiliza cookies que são úteis para ver como você interage com as páginas e os elementos do site. Com isto, podemos aprimorar nosso conteúdo e deixa-lo sempre mais atraente e interessante. Ao aceitar, você concorda com o uso de cookies. Política de Privacidade