Pular para o conteúdo

Os aminoácidos essenciais se enquadram na lista de suplementos ergogênicos importantes para a rotina de atletas e esportistas com foco em performance, mas pesquisas científicas tem demostrado sua influência positiva no emagrecimento.

Dos 20 aminoácidos existentes, 9 deles o corpo humano não produz, sendo necessário obtê-los pela alimentação e suplementação integrada. Sao eles: leucina, isoleucina, valina, triptofano, treonina, lisina, metionina, fenilalanina, histidina. 

Aminoácidos essenciais e a prática esportiva

O consumo de aminoácidos essenciais antes do exercício resistido pode retardar o aparecimento da fadiga e melhorar o desempenho físico, segundo o mercado de suplementos. Contudo, alguns estudos na literatura científica limitam esses resultados. Certo trabalhos mostram que os aminoácidos de cadeia ramificada, principalmente, são responsáveis por melhorar a secreção de hormônios anabólicos, modificar o uso de combustível durante o exercício, prevenir a fadiga mental e estimular os músculos em respostas de síntese/hipertrofia proteica. 

Um estudo feito por Negro et al. (2018) com 20 homens adultos que receberam uma mistura de aminoácidos essenciais (EAA) (0,15 g/kg) ou placebo em dois ensaios sucessivos com 7 dias de intervalo. Os resultados mostraram que, apesar de não ter tido um achado significativo na melhora da performance, pode-se observar uma redução da fadiga muscular periférica e retardo na falha durante e após o exercício.

Uma revisão bioquímica (Santos e Nascimento, 2020) trouxe estudos que mostraram que os aminoácidos essenciais de cadeia ramificada (BCAA) podem contribuir com a síntese da resistência muscular após o exercício, mas, não uma síntese proteica máxima, ou seja, não estimula a hipertrofia.

Emagrecimento e o papel dos aminoácidos essenciais

O tecido adiposo e intestino podem sentir mudanças nas concentrações de aminoácidos e integrar esses sinais para controlar os processos metabólicos de energia e queima de gordura, uma vez que a nível intestinal encontra-se sensores de aminoácidos.  A literatura destaca que os aminoácidos essenciais podem regular a diferenciação de adipócitos e a lipogênese de forma direta e estimular as células endócrinas intestinais a liberar vários hormônios por meio desses sensores, levando à mudanças na homeostase energética via sistema nervoso ou atuando diretamente nos tecidos adiposos. Sendo assim, regularizar a concentração desses aminoácidos por meio de uma suplementação efetiva parece ser uma vantagem no processo de emagrecimento.

O Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva trará uma abordagem científica sobre a nutrição esportiva avançada, apoiando a importância do cuidado nutricional na rotina de atletas de elite, amadores e desportistas. Clique aqui e se inscreva.

 

REFERÊNCIAS

Xiao F, Guo F. Impacts of essential amino acids on energy balance. Mol Metab. 2022 Mar;57:101393. doi: 10.1016/j.molmet.2021.101393. Epub 2021 Nov 14. 

Zheng Y, Ceglarek U, Huang T, et al. Dietas para perda de peso e mudanças de 2 anos nos aminoácidos circulantes em 2 ensaios de intervenção randomizados. Am J Clin Nutr . 2016;103(2):505-511. 

Simonson M, Boirie Y, Guillet C. Proteína, aminoácidos e tratamento da obesidade. Rev Endocr Metab Disord . 2020;21(3):341-353. 

Santos CS, Nascimento FEL. Isolated branched-chain amino acid intake and muscle protein synthesis in humans: a biochemical review. Einstein (Sao Paulo). 2019 Sep 5;17(3):eRB4898. 

Azhar G, Wei JY, Schutzler SE, Coker K, Gibson RV, Kirby MF, Ferrando AA, Wolfe RR. Daily Consumption of a Specially Formulated Essential Amino Acid-Based Dietary Supplement Improves Physical Performance in Older Adults With Low Physical Functioning. J Gerontol A Biol Sci Med Sci. 2021 Jun 14;76(7):1184-1191.

Nosso site utiliza cookies que são úteis para ver como você interage com as páginas e os elementos do site. Com isto, podemos aprimorar nosso conteúdo e deixa-lo sempre mais atraente e interessante. Ao aceitar, você concorda com o uso de cookies. Política de Privacidade